JAN. 13, 2021 17:38:00

Soja: Mercado corrige posições, realiza lucros e fecha a 4ª feira em queda na CBOT

Os preços da soja fecharam o pregão desta quarta-feira (13) em baixa na Bolsa de Chicago. Depois das pequenas altas registradas mais cedo, o mercado inverteu a tendência e terminou o dia em campo negativo, mas registrando um movimento natural de correção e realização de lucros, como explicam analistas e consultores. 

Assim, os futuros da oleaginosa terminaram o dia com perdas de 7,50 a 12 pontos nos contratos mais negociados, levando o janeiro a US$ 14,11 e o março a US$ 14,06 por bushel. A tendência para as cotações, porém, permanece firme e positiva. 

Os traders deram continuidade, inicialmente, ao avanço proporcionado pelo novo boletim do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que foi divulgado ontem, porém, passou a realizar lucros na sequência e depois de terminarem a sessão anterior com altas de quase 50 pontos. 

Entre os fundamentos - os quais também permanecem positivos -, o mercado segue atento à falta de chuvas que ainda castiga a safra na Argentina, a conclusão da safra 2020/21 no restante da América do Sul, especialmente no Brasil, os estoques muito apertados nos EUA - e no mundo - além do comportamento da demanda. 

Somente nesta semana, as vendas de soja norte-americanas anunciadas pelo USDA passam de 700 mil toneladas, com volumes sendo reportados todos os últimos três dias.