SET. 11, 2019 08:21:00

Minério de ferro amplia ganhos na China com queda em embarques de grandes mineradoras

LOGO REUTERS

Os futuros do minério de ferro na China subiram pela terceira sessão seguida nesta quarta-feira, puxados por quedas nos embarques de grandes mineradoras e por esperanças de mais estímulos econômicos no país.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para janeiro de 2020, chegou a subir 2,2% antes de fechar em alta de 1,5%, a 661 iuanes.

Os desembarques na China da matéria-prima do aço em 26 portos chineses totalizou 17,8 milhões de toneladas na semana de 2 a 8 de setembro, queda de 3,2 milhões de toneladas na comparação semanal, segundo dados da consultoria Mysteel.

Os embarques da Austrália e do Brasil caíram em 2,7 milhões de toneladas frente à semana anterior, para 21 milhões de toneladas, de acordo com a Mysteel.

"A óbvia queda nos embarques e grandes mineradoras e a recente condição "backwardation" no mercado podem ajudar a sustentar os preços do minério de ferro", escreveu a Huatai Futures em nota.

Os futuros do aço, por outro lado, caíram por preocupações sobre a demanda após uma alta inicial e encerraram com leve baixa de 0,1%, para 3.481 iuanes por tonelada.

Fonte: Reuters