ABR. 07, 2021 09:48:00

IMA mantém credenciamento como certificador de produtos agropecuários do estado

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu, no mês de março, auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O resultado do levantamento manteve o credenciamento do IMA como avaliador de conformidade da certificação oficial de produtos agropecuários no estado. Pela primeira vez, em razão da pandemia, a auditoria foi realizada no modo remoto, por meio de reuniões em horários determinados, disponibilizando documentos solicitados.

O trabalho contribui para a qualidade e procedência alinhados a uma produção social e ambientalmente responsável, o que melhora a gestão das propriedades e torna os produtos mais competitivos. “Um produto certificado é mais competitivo, pois se enquadra nos hábitos alimentares atuais, mais exigentes em relação à rastreabilidade e qualidade dos alimentos e ao equilíbrio entre a produção e seus aspectos socioambientais”, defende Natália Domingos da Silva, gestora da Qualidade da Gerência de Certificação do IMA.

Segundo o gerente de Certificação do IMA, Rogério Carvalho Fernandes, a avaliação do Mapa colabora para o aperfeiçoamento dos serviços e aponta melhorias nos processos. “A equipe auditora do Mapa declarou a conformidade do IMA frente às normas de produção orgânica vigentes e fez recomendações a serem adotadas no sistema”, detalha.

O Mapa observou a adequação dos controles e registros evidenciando a capacidade em assegurar a qualidade e notoriedade dos produtos certificados frente a um mercado competitivo e exigente. “Ainda expressou satisfação com a qualificação e o comprometimento do IMA, cujo atendimento mostrou agilidade e transparência, características essenciais em auditorias”, comemora o gerente.

Produtos orgânicos

Em novembro de 2020, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) manteve a acreditação do IMA como organismo de certificação de produtos orgânicos, comprovando o atendimento das exigências técnicas e procedimentais. “Destaco o protagonismo da certificação como política pública, num esforço conjunto do Sistema Agricultura para proporcionar aos agricultores familiares a agregação de valor aos produtos e a conquista de novos mercados. O IMA fornece a certificação orgânica de forma gratuita aos produtores familliares”, sinaliza Fernandes.

A gerência, em parceria com o Sistema Agricultura, desenvolve ações contínuas para a melhoria dos processos e o aperfeiçoamento do corpo técnico promovendo, entre outros, treinamentos para minimizar os possíveis riscos de todas as fases do processo de certificação. “O engajamento da equipe é fundamental, pois recebemos com frequência demandas de novos clientes”, completa o gerente de Certificação do IMA.

Certifica Minas

O Certifica Minas oferece selos emitidos pelo IMA para cada item contemplado no Programa, dentre eles estão algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frango caipira, frutas, leite, produtos vegetais sem agrotóxicos (SAT), produtos orgânicos, queijo minas artesanal, ovo caipira, mel e hortaliças. O Programa é coordenado pela Seapa e também executado pela Emater-MG e Epamig.

Neste momento de pandemia, interessados em saber como certificar seus produtos podem enviar e-mail para [email protected] ou acessar o site do instituto clicando AQUI, onde estão disponíveis cartilhas informativas sobre cada um dos escopos de atuação.