OUT. 14, 2021 09:34:55

Comissão debate distribuição de créditos de descarbonização

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (14) a distribuição dos créditos de descarbonização (CBio), conforme previsto no Projeto de Lei 3149/20. A proposta permite que o produtor rural que fornece matéria-prima para a produção de biocombustível, como soja e palma (óleo de dendê), participe da receita gerada pela negociação do CBio.

O debate atende a pedido do deputado Jose Mario Schreiner (DEM-GO). Para o parlamentar, há atualmente uma situação de verdadeira injustiça sofrida pelos produtores rurais, uma vez que estes não participam dos ganhos obtidos com a emissão de créditos de descarbonização. "Apenas o setor industrial de biocombustíveis goza dos benefícios dessa política", afirma.

A audiência pública será realizada às 14 horas, no plenário 8.

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados: - o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ênio Jaime Fernandes Júnior; - o presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antonio Galvan; - o presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), Renato Cunha; - o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antônio de Pádua; - o presidente da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil(Orplana), Gustavo Rattes de Castro; - o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), Mário Ferreira Campos Filho; e - o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Araujo de Morais Andrade.