DEZ. 02, 2019 16:37:00

BC foi notificado sobre exportações subcontabilizadas, irá rever dados de transações correntes, diz Economia

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central foi notificado sobre a subcontabilização das exportações brasileiras verificada nos meses de setembro a novembro, afirmou nesta segunda-feira o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão, acrescentando que a autoridade monetária irá rever os dados das transações correntes.

O Ministério da Economia informou que, por um erro na transmissão de dados que são compilados para a divulgação da balança comercial, as exportações não vinham sendo devidamente apuradas desde setembro, o que foi corrigido pelo governo.

Com a atualização, as exportações aumentaram em 1,368 bilhão de reais em setembro e 1,345 bilhão de reais em outubro. Na semana passada, a pasta já havia informado que, para o acumulado das quatro primeiras semanas de novembro, havia sido constatada uma subnotificação de 3,775 bilhões de reais nas exportações.

Segundo o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá, o erro foi humano e causado pelo fato de um funcionário não ter acionado um comando adicional para a leitura de todos os dados.

"Sistema não tem erro, sistema está íntegro", disse Jucá.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters