Destaque

JUL. 08, 2019

SegesAgro e BBM lançam plataforma inédita no Brasil para emissão de CPRs

A SegesAgro e a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) criaram uma plataforma online capaz de emitir Cédulas de Produto Rural (CPRs). O novo sistema, segundo as empresas, visa promover a digitalização do agronegócio no país.


Batizada de Bolsa Agro CPR, a tecnologia chega ao Brasil para reunir em um só serviço assinaturas e registros de garantias extrajudiciais. O objetivo é agilizar as emissões de financiamento do segmento.

 

Pela plataforma, também será possível registrar em cartórios e câmaras autorizadas pelo Banco Central (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e fazer transferência de direitos.


Analistas da SegesAgro esperam emitir ainda neste ano 2,5 mil cédulas, auxiliando nas operações conjuntas com a Bolsa Brasileira de Mercadorias e corretoras associadas.

 

“Até agora, as CPRs são preenchidas de forma manual, com falhas em registros, dificuldades em avaliação de garantias etc. Isso tornava estes documentos passíveis dos mais variados problemas”, revela Mauro Sampaio, diretor da SegesAgro. “Com a certificação ICP-Brasil, gestão integrada de garantias extrajudiciais, e infraestrutura de dados operada em Internet Data Centers padrão TIER III, os níveis de segurança alcançam o mesmo nível de excelência adotado pelo sistema bancário brasileiro”.

 

A plataforma é voltada para compradores tradicionais, como traders e Indústrias de Insumos. O recurso também abrange os investidores internacionais.

 

“É uma grande oportunidade de ofertar e negociar esses títulos com Certificados do Agronegócio, como LCAs, CRAs, e CDCAs, modalidades de investimento que atraem os investidores privados e institucionais”, diz Ademiro Vian, sócio da SegesAgro. “Com estas funcionalidades e opções, teremos de planejar o financiamento das futuras safras”.

 

Reprodução: Money Times

Foto: Pixabay

Últimos Posts