Destaque

ABR. 16, 2019

Mapa parabeniza iniciativa da Bolsa Brasileira de Mercadorias

Buscando dar mais visibilidade e agilidade ao agronegócio, a Bolsa Brasileira de Mercadorias acaba de colocar à disposição do mercado a plataforma Bolsa Agro - CPR, uma ferramenta inovadora para emissão e registro de garantias em cartórios da Cédula do Produto Rural com entrega física de forma 100% digital. A facilidade para emissão de títulos do agronegócio chega ao mercado para que empresas e outros agentes que financiam os produtores rurais e cooperativas por antecipação de recursos e insumos, tenham a segurança na formalização dos negócios com documentos de elevada qualidade técnica e jurídica assegurando o recebimento do produto no futuro.

 

João Paulo Lefèvre, presidente do Conselho Administrativo da Bolsa

 

O lançamento aconteceu em São Paulo no dia 11 de abril e contou com as presenças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Economia (ME), Banco Central do Brasil (BCB) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de ex-presidentes da Bolsa, funcionários, corretores, tradings, players do agronegócio e interessados. O presidente do Conselho Administrativo da Bolsa, João Paulo Lefèvre e o diretor-geral da BBM, Cesar Costa, apresentaram a plataforma aos convidados.

 

Eduardo Sampaio, Secretário de Política Agrícola do Mapa

 

O Secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, elogiou o projeto da Bolsa. “É uma iniciativa importante e que vai ao encontro do que nós (governo) estamos querendo. A agricultura brasileira cresceu muito e a capacidade de financiamento do Estado para dar o apoio que a agricultura precisa é limitado e não cresceu no mesmo ritmo que o setor”, declarou.

 

Em sua nova gestão, o governo busca formas para modernizar o chamado Plano Safra, conjunto de medidas criado para proporcionar condições de financiamento ao produto rural. Neste cenário, Sampaio citou uma possível alteração na taxa de juros e uma preocupação com os pequenos produtores. Até o momento, os empréstimos a agricultores já somam R$ 129 bilhões no Plano Safra e Pronaf 2018/19, volume 8% maior frente ao ano-safra anterior. O Plano Safra 2019/2020 deve ser anunciado no fim do primeiro semestre.

 

Com o aperto no crédito, o Bolsa Agro CPR aparece como uma interessante opção. “A CPR é um instrumento central no nosso sistema na busca de recurso para o financiamento privado da safra. A nova plataforma, e tudo leva a crer que a plataforma é um sucesso, fará a CPR circular e ficar mais líquida. Isso vai aumentar o apetite dos agentes pela CPR, então, vai aumentar o fluxo de recursos para dentro do sistema. A Bolsa está de parabéns”, finalizou Sampaio.

 

Na foto da esquerda para direita: O diretor de inovação e sócio da e-Xyon Tecnologia, Victor Rizzo, o Diretor Presidente da SEGES Agronegócio, Ademiro Vian, o presidente executivo da ANDAV, Henrique Mazotini, presidente da BBM, João Paulo Azevedo Lefèvre e o diretor geral da BBM, Cesar Henrique Bernardes Costa.

 

Durante seu pronunciamento no evento, o representante do Ministério da Economia, Francisco Erismá Albuquerque, mostrou entusiasmo com o novo sistema. “A iniciativa vai ajudar a destravar negócios no setor agropecuário. O governo tem trabalhado forte no sentido de incentivar esse tipo de iniciativa porque é uma forma adicional de levantar e alavancar recursos para utilização no setor, com reflexos em todos os elos da cadeia”, pontuou.

 

Francisco Erismá Albuquerque, representando o Ministério da Economia

 

A Cédula de Produto Rural é considerada a principal ferramenta do setor privado para viabilização da produção agrícola brasileira e movimenta bilhões de reais ao ano. A facilidade será  oferecida ao mercado através das mais de 130 corretoras de mercadorias associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias, a maior rede de corretoras do país. O serviço foi desenvolvido em parceria com a Seges, empresa do grupo e-Xyon e o sistema deve estar totalmente operante em maio.

 

Assista ao vídeo oficial do Bolsa Agro CPR

 

Confira as fotos do evento 

 

Acesse: bolsaagrocpr.com.br

 

Últimos Posts