Destaque

FEV. 01, 2017

Leilão de Pepro do trigo negocia 100% do volume ofertado (01/02/17)

No último leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para ajudar os produtores de trigo, foram ofertadas o equivalente a 70 mil toneladas na modalidade de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural).

 

O lote era apenas para produtores e cooperativas do Rio Grande do Sul e foi 100% vendido somando R$ 11,690 milhões em prêmios. As corretas associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias operaram 98% do volume ofertado.

 

O Governo tem realizado esses leilões desde dezembro do ano passado com o intuito garantir preços mínimos aos triticultores. Segundo os produtores, o cereal está sendo vendido abaixo do custo de produção nesta safra que é a maior da última década. Para muitos produtores, a ajuda do Governo chegou um pouco tarde e não resolveu o problema.

 

Para o Diretor Geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, Cesar Costa, "de uma maneira geral os leilões de prêmios de trigo estão sendo importantes para atender o triticultores. "A subvenção ajuda a aumentar a renda. Um ponto, porém, que deveria ser melhorado nos normativos da CONAB é a definição de regras mais claras sobre a “ferramenta da desobrigação” do escoamento para que os participantes que não conseguirem escoar o cereal dentro dos valores estipulados nos Avisos não venham a ser duplamente penalizados. É muito importante que os participantes saibam com antecedência os detalhes das operações e até que ponto podem deixar de cumprir as obrigações assumidas nos leilões sem serem penalizados. Além disto, estamos estimando que haverá uma sobra de recursos em função de desistências de arrematantes que optaram pela desobrigação. Esse dinheiro poderiam ser utilizado em novos leilões, pois não seria justo deixar de aplicar todos os recursos já disponíveis para sustentar os preços de trigo”.  

 

Para saber mais sobre os leilões de Premios da CONAB, consulte as nossas corretoras associadas. 

 

Fonte: Bolsa Brasileira de Mercadorias 

 

Últimos Posts