Destaque

JUN. 10, 2019

Deputado Federal Evair de Melo visita a Bolsa Brasileira de Mercadorias

Na última semana de maio, o deputado federal Evair de Melo (PP - ES), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e membro da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, visitou a sede da Bolsa Brasileira de Mercadorias, em São Paulo (SP). Foi a segunda visita do deputado à Bolsa este ano. O parlamentar se reuniu com o diretor da Bolsa, Cesar Costa, para tratar sobre as atuais condições e os desafios do mercado do café brasileiro e também em relação à necessidade de ajustes dos preços mínimos de referência do café pelo governo que, atualmente, não condizem com a realidade dos custos reais de produção.

 

Uma comissão, da qual o deputado faz parte, está estudando e propondo modificações nos critérios adotados para cálculos dos preços mínimos de café elaborados pela Companhoa Nacional de Abastecimento (Conab). É possível que uma nova definição de valores dos preços mínimos dos cafés arábica e conilon deverá ser divulgada ainda no decorrer deste primeiro semestre de 2019, com vistas, inclusive, à possibilidade de interferência do governo no mercado através dos leilões de Pepro - Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural -, para atender a grave crise de preços que os cafeicultores enfrentam. Ainda está em estudo, a possibilidade de limitar a quantidade de arremate no leilão de Pepro de 300 sacas de café por CPF. 


Durante a visita, o parlamentar gravou uma entrevista ao Canal do Boi nos estúdios da emissora dentro da BBM. Em conversa com o jornalista Valter Puga Júnior, Evair de Melo falou sobre o pedido de mudanças na metodologia de levantamento de custo de produção do café e abordou outros assuntos de interesse da cadeia produtiva. 

 

Confira o vídeo da entrevista.

Últimos Posts