Corretoras da BBM arrematam 100% do arroz em leilão de troca da Conab

O leilão visa atender a um programa internacional de ajuda humanitária
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
14/05/2021

Corretoras da BBM arrematam 100% do arroz em leilão de troca da Conab

O leilão visa atender a um programa internacional de ajuda humanitária
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
14/05/2021

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou esta semana um leilão de troca de arroz que estava marcado primeiramente para ocorrer nos dias 27 e 28 de abril. O leilão não teve êxito na data inicial em função dos preços praticados dos lotes ofertados, considerados elevados e, por isso, o leilão acabou sendo cancelado e remarcado para o dia 13 de maio.

 

Juntas, quatro corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias arremataram todo leilão, Corretora Renato, Expoente, KG e Risoy, todas elas do Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é o maior produtor nacional de arroz.

 

Os leilões de venda de arroz em casca a granel e compra simultânea de 8 mil toneladas do grão beneficiado são destinados à doação internacional para Moçambique, no sul da África, e ao Líbano, na Ásia Ocidental. A distribuição do volume é de 4 mil toneladas para cada país. O produto do leilão será enviado aos destinos por meio de navios.

 

Segundo a Conab, a operação faz parte de compromisso brasileiro com a Cooperação Humanitária Internacional, e tem respaldo na Lei Federal nº 12.429, de 20/06/2011, que determina o auxílio, por parte da Companhia, a partir de demanda do Itamaraty, a famílias que estejam em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da doação de alimentos oriundos dos seus estoques públicos.

 

Ainda de acordo com a estatal, a arroz in natura faz parte desses estoques mantidos pela Conab em armazéns situados no Rio Grande do Sul, de onde, após a troca pelo produto beneficiado e ensacado, será transportado para o porto da cidade de Rio Grande, para embarque, conforme prazos predeterminados no edital.

Últimos Posts