Corretora da Bolsa Brasileira de Mercadorias opera na nova plataforma de leilão da Conab

As Bolsas e Corretoras são o braço operacional da plataforma
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias/Foto: Regional MT News
05/02/2021

Corretora da Bolsa Brasileira de Mercadorias opera na nova plataforma de leilão da Conab

As Bolsas e Corretoras são o braço operacional da plataforma
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias/Foto: Regional MT News
05/02/2021

A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) implantou recentemente o novo  Sistema Eletrônico de Comercialização (Siscoe), em substituição ao antigo sistema que era utilizado desde os anos 90. O novo serviço mal estreou e já contou com a participação da Bolsa Brasileira de Mercadorias. A negociação foi feita pela Mercado Corretora do Rio Grande do Sul. “Inauguramos o novo sistema da Conab em um leilão de compra de sacaria por parte da Conab”, destacou Giuliano Ferronato, sócio da corretora gaúcha. De 38 lotes totais, a corretora adquiriu 35 com o preço de abertura. No total, três empresas participaram da disputa.

 

A plataforma Siscoe da Conab será utilizada para a continuidade dos leilões de venda dos estoques governamentais, para as compras dos produtos para atendimento dos programas finalísticos da Companhia e também para os negócios com os instrumentos de política agrícola do governo federal, como o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (Pep), além de Contrato de Opção de Venda.

 

A grande novidade é que os leilões de terceiros, que já eram operados pelas bolsas, terão uma nova roupagem e amplitude com o novo programa lançado pela Companhia. O “Leilão pra Você” será operado também no novo Siscoe recentemente implantado, oferecendo ao mercado uma forma transparente, segura e de comercio justo, que apoiará os agentes da iniciativa privada e o setor público na comercialização de seus produtos, insumos e serviços ligados ao agro, priorizando as suas necessidades de negociação.

 

Entre as vantagens do serviço, a Companhia destaca a possibilidade de utilizar conta corrente da Conab, específica para depósito do pagamento das operações do Leilão pra Você, como forma de garantia de entrega do objeto ou serviço negociado, numa modalidade de negociação conhecida como DVP, sigla em inglês que significa "pagamento contra entrega".


A plataforma é destinada para qualquer ente público e privado interessado em comercializar produtos e serviços ligados agronegócio e as Bolsas de Mercadorias vinculadas à Conab atuam como a extensão operacional muito importante nesta frente, responsáveis pela capilaridade na divulgação dos negócios e na representação dos clientes “O trabalho das Bolsas de Mercadorias, corretoras e corretores é fundamental em todo processo, elas atuam na captação de clientes interessados nas ofertas", destacou o superintendente de Operações Comerciais da Conab, Rogério Gonçalves.


Historicamente, as Bolsas de Mercadorias têm a função de operar o Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab, representando aqueles que arrematam comprando, vendendo ou fornecendo serviços. “As Bolsas oferecem todo suporte após o leilão para garantir a execução da negociação de acordo com as regras estabelecidas nos editais”, completou o superintendente da estatal.


Hoje, a Conab possui contrato com 13 Bolsas de Mercadorias aptas a operar o Siscoe por meio de equipe especializada e experiente para a comercialização de produtos e serviços, além de oferecer maior capilaridade para os clientes interessados na utilização do "Leilão pra Você", na busca pelas melhores negociações do mercado. A Bolsa Brasileira de Mercadorias está inserida nesse contexto. “Possuímos uma estrutura com excelentes corretores do Brasil inteiro, com ampla divulgação de oferta, o que aumenta a competição das negociações”, ressaltou o diretor-geral da entidade, Cesar Henrique Bernardes Costa. A entidade conta com mais de 140 corretoras associadas e atua nos leilões da Conab há mais de 40 anos.

Últimos Posts