Destaque

AGO. 16, 2018

Conab realizará leilão de oferta e compra de arroz simultaneamente

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ofertará arroz em casca (in natura) em troca do produto já beneficiado. O motivo é que o Brasil doará cerca de 8 mil toneladas de arroz beneficiado à Gaza.  A troca ocorrerá de forma simultânea e está oficializada mediante edital de número 128/2018. O arroz em casca é ofertado de forma a granel e está depositado em armazéns. 


Nessa modalidade, a Companhia concede uma quantidade maior de arroz in natura na troca, oriundo dos estoques do Governo, pelo produto beneficiado tipo 1, longo fino, distribuído em sacas de 50 quilos, com percentual de troca informado em até dois dias úteis antes do leilão. Os moinhos participam oferecendo lances em porcentual sobre a quantidade de arroz beneficiado que pretendem entregar ao Governo. De acordo com a Conab, com esta iniciativa, a operação torna-se mais ágil, pois o arroz chega pronto para ser doado. Os fornecedores encaminham o produto diretamente no local definido no edital, que, neste caso, será o porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O leilão está marcado para ocorrer no dia 22 de agosto e o período para entrega do produto beneficiado será entre 6 de outubro deste ano e 13 de fevereiro de 2019.


A ação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ajuda humanitária destinada à região é de responsabilidade do Programa Mundial de Alimentos (PMA). A iniciativa está amparada por lei e permite que o governo federal realize a doação de estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional, desde que o abastecimento interno não seja afetado.


O último leilão da CONAB na modalidade de compra e venda simultânea (troca) foi realizado em janeiro deste ano para troca de 1650 toneladas de Trigo depositados no Estado Paraná. 


Para saber mais consulte uma corretora associada à Bolsa Brasileira de Mercadorias. 

Últimos Posts