Destaque

MAR. 20, 2017

Câmara Setorial das Culturas de Inverno se reuniu em Brasília (14/03)

Na última quarta-feira (14/03) aconteceu na sede do Ministério da Agricultura a 53º reunião da Câmara Setorial das Culturas de Inverno. Na pauta foi discutido o atual cenário do trigo no mercado interno e externo, medidas de apoio a comercialização da safra 2016 e perspectivas de preços mínimos para 2017, monitoramento da qualidade do trigo e a nova resolução sobre os limites de micotoxinas em alimentos.

Na semana passada o mercado do trigo estava movimentado porque muitos agentes anteciparam as aquisições da farinha de trigo pela dificuldade da contratação de frete que neste momento está focado na safra de verão, mais precisamente na soja.

No cenário internacional, com exceção da soja, os preços pagos ao produtor de trigo nos EUA seguem em baixa. Esta é a menor área plantada em trigo de inverno nos EUA nos últimos 100 anos. Já na Rússia o cenário é o contrário, o trigo teve um crescimento de 7% em área plantada. É a maior área desde 1960.

Sobre as medidas de apoio a comercialização do trigo, o Deputado Cobatti Filho informou aos membros da Câmara Setorial que está apresentando um projeto junto a Câmara dos Deputados devolvendo ao MAPA a prerrogativa de não mais ter a liberação da assinatura dos outros dois ministérios (Fazenda e Planejamento) para intervenção governamental dos mecanismos de comercialização, uma vez que conta com orçamento já definido para todos em mecanismos que por ventura o Governo venha necessitar.

O presidente da Câmara Setorial, Flávio Enir Turra, lembrou ainda sobre a coleta das amostras referente a qualidade do trigo brasileiro. Sugeriu melhorias por parte dos membros responsáveis como melhor identificação das amostras, melhor qualidade da coleta, cuidado no envio.

O relatório completo da reunião você pode acompanhar aqui.

Últimos Posts