"Apesar dos desafios, nos expandimos em 2020"

Confira a mensagem do presidente do Conselho de Administração da Bolsa Brasileira de Mercadorias
Por João Paulo Lefèvre
23/12/2020

"Apesar dos desafios, nos expandimos em 2020"

Confira a mensagem do presidente do Conselho de Administração da Bolsa Brasileira de Mercadorias
Por João Paulo Lefèvre
23/12/2020

Neste ano, em que não há muito para comemorar por aí, para a Bolsa Brasileira de Mercadorias foi um ano extremamente positivo. Apesar dos desafios, algumas das nossas atividades se expandiram. A nossa plataforma de licitações, BBMNET, por exemplo, teve um crescimento exponencial em 2020, parte, em função daquilo que nós viemos plantando ao longo dos últimos anos e, outra parte, justamente em função da pandemia que acelerou a procura por pregão eletrônico no país. E neste sentido, os colaboradores da Bolsa estão de parabéns, pois trabalharam incansavelmente nesta frente. Ao mesmo tempo, consolidamos novos produtos dentro de programas e parcerias que começamos a criar já em 2019 e outras tantas este ano.

 

Trabalhamos no BolsaAgro CPR, que é um produto desenvolvido em parceria com a Seges e que vem despertando um interesse enorme do mercado. Um setor que cresceu e que crescerá mais ainda pois com a nova Lei do Agro, pois a partir de janeiro, os emitentes de CPR’s financeiras serão obrigados a registrar o título em entidades autorizadas pelo Banco Central, assim como as CPRs físicas acima de R$ 1 milhão, serviço que nós já disponibilizamos por meio de um link com a B3.

 

Por outro lado, também lançamos novos produtos em 2020, um deles, é o BolsaAgro Seguros Agrícolas que é, além de uma importante ferramenta para o produtor, uma forma de proporcionarmos uma oportunidade aos nossos corretores que ainda não participavam desse mundo e que, agora, podem fazer a contratação de diferentes seguros agropecuários por meio deste serviço. Estamos muito esperançosos em relação a ela para o ano que vem.

 

Destaco também o crescimento do Sinap, o Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma.  Com a safra de algodão cada vez maior no Brasil, a nossa participação e o volume de contratos registrados na Bolsa tendem a crescer. Um ano incerto mostrou ainda mais a necessidade dos participantes do mercado da pluma buscarem essa proteção que dá a garantia de que qualquer eventualidade ou contratempo que possa existir na execução do contrato. Caso as partes tenham alguma dificuldade e não cheguem a um  acordo entre elas, elas contam com o amparo absoluto da Câmara Arbitral que dá uma garantia brutal para o negócio.

 

Nesta linha, estamos percebendo ainda e de forma muito intensa, que players de outros mercados, como de pulses, que incluem feijão e lentilha, além de outros grãos como o arroz, por exemplo, estão procurando a Bolsa para que contratos de compra e venda desses produtos também sejam registrados conosco para que eles possam contar com o amparo da nossa Câmara. Este é mais um ponto positivo que nós vemos com bons olhos para o ano que vem e para os próximos.

 

Ainda no que diz respeito ao futuro, também estamos refazendo toda a nossa parte de TI e imaginamos que em meados do ano que vem já estejamos com um novo sistema de informática implementado, o que também vai dar mais agilidade e segurança para todos os nossos serviços, começando pelo BBMNET Licitações que contará uma nova plataforma e, porteriormente, estendendo as novas tecnologias para todos os serviços que temos em funcionamento hoje.

 

Por último, ressalto uma novidade que diz respeito às joint ventures que criamos para desenvolvimento de novos mercados, a exemplo da empresa BBM Datagro, que nasceu de uma parceria com a Datagro com a finalidade de explorarmos o mercado de biocombustíveis, de DDG, de etanol, de biodiesel e de bagaço de cana. Estamos muito otimistas e confiantes que esse mercado será um sucesso.

 

Estamos muito esperançosos e acreditamos que a questão do coronavírus que impacta na vida de todos já terá sido superada e isso trará uma expansão ainda maior em todos os mercados. Nós estamos preparados e vamos buscar por isso.

 

Aproveito para deixar aqui nosso agradecimento para toda equipe da Bolsa em um ano que foi muito difícil para o mundo inteiro, mas que todos os nossos colaboradores se superaram.

 

Queremos agradecer e desejar a todos um 2021 melhor!

 

Assista à entrevista em vídeo com o presidente do Conselho da BBM

Últimos Posts