|
Foram negociados cinco lotes da variação carioquinha produzidos na região paranaense de Campos Gerais
A Bolsa Brasileira de Mercadorias realizou o primeiro leilão de feijão em ambiente totalmente eletrônico. Foram ofertados 23 lotes (647 toneladas) de feijão carioquinha produzidos na região de Campos Gerais (PR) e negociados cinco lotes, totalizando 143 toneladas. O volume financeiro alcançou R$115.730,00 e o preço médio do quilo do grão foi de R$0,81.
O leilão eletrônico de feijão é uma iniciativa da Bolsa Brasileira de Mercadorias e do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) para aumentar a transparência e a agilidade nas negociações. Produtores e compradores passam a acessar informações de qualidade, podendo acompanhar os leilões em tempo real e saber quais são os preços que estão sendo praticados.
A operacionalização do leilão foi possível com o surgimento do colorímetro, equipamento que faz uma leitura eletrônica da cor do grão e estabelece uma classificação com notas que variam de 4 a 10. A tecnologia é baseada no Padrão Nacional do Feijão (PNF), índice criado pelo Ibrafe para padronizar esse tipo de avaliação. Além da cor, é classificado ainda o odor do grão. Como garantia, todos os lotes, após classificados, ficam lacrados nos armazéns da Bolsa.
Para o produtor, o leilão eletrônico oferece o benefício da garantia de recebimento, já que os pagamentos são feitos por meio de um mecanismo de compensação financeira da Bolsa Brasileira de Mercadorias, conhecido como entrega contra pagamento.
|